terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CARGOS EM LOJA - Parte 1

Para o êxito do trabalho maçônico, este foi dividido em tarefas e estas são colocadas sob a responsabilidade de uma determinada Mestre, que a terá a seu encargo.

Salientamos aqui que a quantidade, a denominação e os lugares onde se colocam tais cargos, é variável de acordo com o Rito adotado pela Loja, contudo, neste post, vamos nos ater aos preceitos do REAA que nos apresenta os seguintes cargos: Venerável Mestre, 1ª Vigilante, 2ª Vigilante, Oradora, Secretária, Tesoureira, Chanceler, Mestre de Cerimônias, Hospitaleira, 1ª Diaconisa, 2ª Diaconisa, 1ª Experta, 2ª Experta, Porta-Bandeira, Porta-Estandarte, Porta-Espada, Guarda do Templo, Guarda Externa, Mestre de Banquete, Mestre de Harmonia, Mestre Bibliotecária e Mestre Arquiteta.

É importante termos em mente que, todos os cargos de uma Loja têm seu caráter esotérico e estão impregnados do simbolismo que marca todo trabalho em Maçonaria Simbólica.

Muitos acreditam que a administração de uma Loja é atividade exclusiva da Venerável, mas não é. Uma Loja é como um corpo, que possui diversos orgãos e membros, que funcionam distintamente porém em total interação com os demais, e todos sob o controle do cérebro que a tudo coordena.

Para garantir a fluidez dos trabalhos, podemos seccionar uma Loja da seguinte forma:

COODENAÇÃO GERAL - Venerável Mestre, Vigilantes

SETOR ADMINISTRATIVO - Secretária, Oradora, Chanceler, Mestre Arquiteta

SETOR FINANCEIRO - Tesoureira, Hospitaleira

SETOR SOCIAL - Chanceler, Hospitaleira, Mestre de Banquetes

SETOR CULTURAL - Oradora, Mestre de Harmonia, Mestre Bibliotecária, Porta-Bandeira, Porta-Estandarte


SETOR LITÚRGICO - Oradora, Mestre de Cerimônias, Diaconisas, Expertas, Guardas e Porta-Espada

(Baseado nos textos de Francisco de Assis Carvalho, Walter Pacheco Jr, José Castellani e Moisés Ramos Pimentel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário