sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia das Mães

Rhea

A comemoração do DIA DAS MÃES tem sua origem na Grécia Antiga, quando, na chegada da primavera, festejava-se Rhea – a Mãe dos Deuses.

Cerca de 250 anos antes de Cristo, em Roma, celebravam-se o Dia das Mães em comemoração à Cybele – Deusa Mãe do panteão romano.

No Século XVII, a Inglaterra passou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães trabalhadoras. Neste dia os trabalhadores tinham folga para ficar em casa com sua família.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, em 1872, a escritora Júlia Ward Howe, iniciou um movimento para criação de uma data para celebrar-se o Dia das Mães, em homenagem às mulheres que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.. Esta sugestão ganhou força quando, no início do Século XX, Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Para tentar restabelecer o estado emocional da jovem, famíliares e amigos organizaram uma grande festa que, repetida por vários anos, acabou por alastrar-se pelo continente.

Por sugestão de Anna Jarvis, a festa foi estendida a todas as mães, vivas ou já falecidas, cujas homenagens eram diferenciadas apenas pela cor dos cravos ofertados: vermelhos - para as mães ainda vivas e brancos - para as já falecidas – os cravos passaram a ser considerados mundialmente como símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Face à aceitação geral, Anna Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia das Mães a nível nacional, o que daria a estas o justo status de suporte da família e da nação. A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente, a nível nacional, o 2º Domingo de Maio como o Dia das Mães.

No Brasil a  introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG; em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921. A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366. Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

O Dia das Mães no Mundo

Noruega - 2º domingo de Fevereiro
Geórgia - dia 3 deMarço
Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia, Moldavia, Butão - dia 8 de março
Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait - dia 21 Março
Grécia - dia 7 Abril
Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola - Primeiro Domingo Maio
África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela - Segundo Domingo Maio
México, Guatemala, Bahrein, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura  - dia 10 Maio
Paraguai - dia 15 Maio
Polônia - dia 26 Maio
Bolívia, República Dominicana - dia 27 Maio
França, Suécia - Último Domingo Maio
Tailândia (Aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit) - dia 12 Agosto
Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención De Maria) -  dia 15 Agosto
Palestina, Líbano - Primeiro Dia da Primavera
Índia - Início do Mês Outubro
Argentina, Bielorrússia - Terceiro Domingo Outubro
Panamá - dia 8 Dezembro
Iugoslávia - 2 semanas depois do Natal 


Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário